Foi muito difícil chegar a essa decisão. Quis inventar um recomeço, quis tentar de novo, insistir mesmo doendo. Mas.... não dá mais. E eu que sempre fui franca, (muitas vezes fui em excesso, verdade) só precisava que fossem comigo também nesse momento. Mesmo que resultasse em coisa pior.
Quis tanto uma conversa verdadeira, um email que fosse, me explicando o porquê do afastamento. E fui surpreendida com palavras pela metade que só me confundem e me deixam chateada mesmo. Pois decidi...
Quero distância. Sempre fiz questão de estar perto do que me faz bem. E se eu tiver que excluir pessoas que foram próximas da minha vida para que eu me sinta bem, vou excluir. Então, sabe aquela do "quero está perto daquilo que eu acho certo até o dia em que eu mudar de opinião"? Pois é, mudei. Cansei. E agora digo:
Quem quer afastamento definitivo sou eu. Cansei de todas essas incógnitas. Cansei. Assim como alguém decidiu sair de perto de mim, decidi também. Estamos unidos na mesma decisão agora.
Gosto de sinceridade. E por mais ferina que seja a sinceridade no fim ela sempre tem um propósito. Lembro da Mi, quando eu entrava em crise dizendo: "Deixa de noia, menina! Para de ser 'noiada'. Cheia de crises, eu hein" Ela falava assim mesmo, brigando.
Ou, então, quando eu estava sentada, afastada de todo mundo, ela sentava do meu lado e dizia: 'As pessoas que se disporem está ao seu lado têm que ter um psicológico muito forte e bom. Mas saiba que apesar de todas suas crises eu gosto muito de você'. E ela sempre teve razão.
E foi isso que eu quis tanto: a sinceridade. Que chegasse pra mim e mesmo que machucasse disesse: Você é ferina demais, distribuí palavras ácidas pra mim e não gosto que reclame das minhas atitudes.. Que falasse toda a verdade sem medo. E fizesse jus de uma relação verdadeira, não que ela não tenha sido, mas eu queria ouvir a respeito de mim, de como eu sou, entende?
Mas aí fui surpreendida com um simples sms que se encerrava assim: 'Vou me afastar'.
São muitas incógnitas. E perguntas do porque disso ou daquilo. Mas prefiro viver com essa maldita incógnita do que ficar esperando de que me explique algo. De que chegue e converse. Nem quero mais saber.
Diante disso, escrevi isso para alguém na pretensão de ser uma carta...
*
Meu amigo (se é que posso tratá-lo ainda assim),
Desejei muito sentar com você e conversar. Se eu fui indiferente, ácida com você. Se reclamei das suas atitudes, entenda que não foi por outro motivo a não ser que você entendesse que isso que você sentia só estava destruindo você. Eu sei que sou complicada. Mas não quero mais tê-lo perto de mim. Porque ter alguém que me esconde o que acha ou pensa de mim, que não é sincero, não me interessa ao lado. Nunca procurei poupar ninguém das verdades. E não pedi jamais que me poupassem dela quando necessário.
Por hoje decidi por mim.... NÃO quero nada de você na minha vida.
E como se põe um fim num relacionamento de anos, ponho um fim hoje em qualquer lembrança sua. Em qualquer pensamento que tente me depreciar ao ler seus textos. Saiba não me culpo por você. Me culpo por mim. Mas isso também é passageiro. Não posso fazer nada pela sua dor. E se não fui compreensiva o bastante, foi porque me ensinaram que amigos só precisam de verdades mesmo que doessem tanto. (errei por pensar assim? perdão, mas sempre fui eu mesma. E não posso mudar.)
Quero um tempo pra mim agora. Tempo que você propôs. Vou ficar longe de você ou de qualquer pessoa que esteja perto de você. Chame a isso do que quiser. Mas eu prefiro assim.
Ficarei com os que decidiram permanecer ao meu lado apesar de mim.
Não sei se você lembra de algo que me falou há algum tempo, mas hoje devolvo pra você.. para lhe ajudar, para lhe fazer entender minha decisão. Reproduzo suas palavras, fruto de uma conversa nossa, exatamente assim: "Sabe, eu gosto de pensar na vida como uma montanha russa. Descer é muito gostoso. E às vezes subir só vale a pena para ter a emoção de descer de novo. Deixemos as amizades dormir, deixemos elas morrerem, quando voltarem só poderão ser melhores. Eu digo é muito: procurar o fundo do poço é bom. De vez em quando é como entrar num casulo, você era uma lagarta feia e nojenta e virou uma borboleta linda e inspiradora. O mesmo exemplo na fênix do Harry Potter 2. Ela estava depenada, velha, incapaz... pegou fogo e renasceu. Dias depois estava salvando vidas e arrancando suspiros com seu visual e canto. Desde criança eu me acostumei a perder as amizades. Aprenda também que não vale a pena sofrer por elas, assim como não vale a pena sofrer por homens. As coisas são passageiras, você pode ficar um tempo sozinha, mas sempre vai ter alguém para compartilhar suas alegrias e tristezas. E não estou falando apenas de conversas.
A gente sofre, mas sofrer não é de todo ruim. Existe uma árvore que só consegue crescer e ficar forte se passar por alguns incêndios na floresta. Elas estavam entrando em extinção porque os incendios nas florestas estavam acabando. Os cientistas começaram a criar incêndios controlados para que elas se desenvolvessem. Sabe qual o melhor remédio para um vício? outro vício. Vicie-se em alguém, em adrenalina, em uma atividade, em uma música, vídeo, filme, arte, cultura, trabalho.
Lembre-se sempre de procurar o lado bom das coisas. Se for difícil encontrar, pense e externe que você vai aprender algo dali. Você sempre aprende e aprender é o lado bom, nem que seja aprender a viver ou lidar com uma pessoa. Aprender é abrir a mente, é expandir sua capacidade, é ser uma pessoa melhor, é viver melhor".
E ai? Você se lembra disso? Talvez não, mas eu lembro. E isso ai foi tudo que você me disse e eu lembro como se fosse hoje. E foi baseada exatamente nessas palavras que hoje decidi seguir. E talvez você devesse fazer a mesma coisa. Mas ai é com você. Eu não sei se quero ou se vai dá pra voltar nossa relação como antes, sabe? Talvez eu queira seguir só agora. E esquecer do que fomos. Lembro da Marla quando ela diz que "...algumas coisas por não poderem ser reparadas. Terão que ser substituídas". Esse é o meu momento. Entenda meu processo. Nunca precisei de muito. Só queria que me entendessem em cada momento que passei.
Escuta: Um dia as coisas vão acontecer. E eu espero sinceramente que você entenda que uma vida deve seguir 'apesar de', como eu sempre disse a você. E vai ser assim que de hoje em diante eu vou seguir sem você.
Te amo! E por amar assim é que decido hoje não mais te ver. Mesmo que doa. Desculpa!
Só posso dizer que guardarei você na lembrança mais bonita que eu tiver.
Beijos...
Da Elôh.
*"A gente escolhe estar sozinho ou acompanhado baseado no nosso entendimento daquilo que é melhor para nós e daquilo que não vai nos fazer sofrer."
[E foi essa a escolha que fiz. Talvez você também. Seguimos unidos nessa mesma escolha, então.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário