E estava lá a foto recente que tirei. Era tão recente que exalava o perfume.
E só olhando se percebia aquela meiguice de arrancar sorriso de qualquer pessoa. E levava calma.
Era lá no meio do mural de fotos, que reunia amigos queridos de anos, que estava a foto linda, recente, representando uma amizade que surgiu e ficou.
Uma amizade que me trouxe uma alegria genuína. E é "O" toque da renovação. E é por ser tão real que hoje falo dessa amizade que permanece em mim feito tatuagem na pele.
Sobre JÚ-juba, minha amiga querida...
Eu lembro do degrau da escada que sentei, das pessoas ao lado e até das horas de espera que me acompanhava naquela noite, enquanto aguardava a chegada dela.
_Quem é mesmo que você tá esperando?
_A Juliana. Você vai gostar dela. Ela me disse que está quase chegando.
Enquanto isso, entre uma conversa e outra, dávamos risadas. Ele tão espontâneo, eu tentando parecer normal diante de toda aquela gente que eu ainda nem conhecia direito. Pra mim tudo era muito novo, as pessoas eram novas. Estava na faculdade. Eu, finalmente, tinha conseguido entrar.
Passaram-se alguns minutos. E lá vinha ela, Juliana, a quem eu ia conhecer e nem sabia eu que vinha inteira pra ficar na minha vida e escrever os capítulos mais lindos de uma amizade na minha história.
Fomos apresentada. Já sabíamos que estávamos juntas no mesmo curso: Ciências Sociais. (E vejam só... a gente nem imaginava que ficamos horas sentadas na mesma sala fazendo o vestibular pra entrar na universidade.) É verdade. Maktub... estava escrito. (risos)
Então depois das apresentações adivinha onde ela sentou? Ao meu lado, claro. (risos)
E foi ali... naquele exato lugar que conversamos. E nos identificamos. Assuntos parecidos. Momentos também. Estávamos na mesma sintonia. E eu dizendo por dentro: "Isso mesmo você está vibrando na direção certa. Seremos amigas."
E daí... construímos passo a passo essa amizade que cresceu assim: linda, forte, saudável, sem expectativas irreais, com entrega, torcida, companheirismo, presença...
E falar dela sempre me enche de emoção. Porque saber da existência dela é sempre festa pra mim. E eu tenho sempre a mesma sensação: Não há palavras suficientes pra definir o que ela é pra mim.
E se eu não consigo explicar ou mesmo definir o que ela é pra mim, simplesmente, aceito e agradeço.
*
*
*
*
'Jú, minha menina linda, amizade maravilhosa essa que você me dá, ein?
Nunca vou cansar de repetir que sou feliz por ter você como amiga. E que eu celebro sua existência sempre.
E saiba que meu processo de amadurecimento estará atrelado a ideia de que tenho que me melhorar a cada dia só para poder acompanhar você nessa história linda que iremos construir transitando pela vida.
Estaremos unidas. De mãos dadas sempre para eu não te perder. Porque nossa amizade é sublime. É intensa. E cada pequena demonstração de carinho significa, pra mim, todo carinho do mundo. Amizade grande, ein... Que até o abraço é maiúsculo (risos).
Te amo e é com gosto de sempre. E obrigada por esse amor ser recíproco.'
Elioene.
