terça-feira, 6 de abril de 2010

Compartilhando um trecho de Alberoni...


"As mulheres já notaram, com estupor e inquietude, que frequentemente os homens parecem ter medo da beleza feminina. A mulher muito bonita desperta desejo, mas também desconfiança e temor. 
Muitos homens inteligentes, competentes, bonitos e, por todas essas qualidades, atraentes, com muita frequência se casam com mulheres feias ou apenas agradáveis. Na sua vida, muitas vezes se depararam com a Beleza, mas mantiveram-se a distância. Como se tivessem compreendido que não era para eles. Por fim o próprio gosto não mudou e aprenderam a desejar algo mais modesto, mais ao seu alcance.
A observação objetiva e sem preconceitos da realidade nos mostra que existem apenas algumas categorias de homens que possuem mulheres belíssimas: os líderes carismáticos, os milionários, os astros famosos, os grandes atores, os grandes diretores e os gangsters.
A Beleza, a grande beleza é atraída inexoravelmente pelo poder e o poder tende, inexoravelmente, a monopolizá-la. É este liame profundo, ancestral, mas sempre vivo e renovado, que torna os homens comuns prudentes. No poema de Goethe, quando Fausto encontra a Beleza, Helena, é obrigado a conquistar Esparta e a derrotar Menelau em guerra. E o coro o adverte dizendo-lhe que quem pretende a mais bela deve estar sempre disposto a defendê-la pelas armas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário